ter. jun 18th, 2019

ANTT realiza final inédita no Jaguariúna Rodeo Festival

Após uma temporada histórica e cheia de emoções, ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores definiu as classificadas para a Final Nacional da Temporada 2017 / 2018 que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro durante o Jaguariúna Rodeo Festival, em Jaguariúna-SP. O evento é um dos maiores e mais importantes rodeios do calendário nacional e pela segunda vez recebe o campeonato da ANTT.

“Realizar a Final Nacional no Jaguariúna Rodeo Festival irá encerrar com chave de ouro uma temporada tão especial para a ANTT, onde comemoramos nossos 15 anos de luta pela modalidade três tambores. Não há dúvidas que será a final mais disputada de nossa história e que irá contribuir muito para o crescimento do campeonato nos anos seguintes,” declarou a presidente Silvana Bertato.

Na Final Nacional a pontuação é maior que nas etapas regulares, o que torna esta etapa decisiva muito mais disputada já que geralmente todas as competidoras classificadas mantém chances matemáticas de título. Em cada categoria serão três passadas onde competem todas as classificadas, sendo uma passada na sexta-feira a noite, uma no sábado pela manhã e a última no sábado a noite, onde serão coroadas as campeãs da temporada.

Em cada uma dessas passadas, serão distribuídos o mesmo valor de pontos de uma etapa normal, ou seja, cada passada terá a equivalência de uma etapa, onde as competidoras serão contempladas com a pontuação referente a sua colocação naquela passada. Após as três passadas ainda serão distribuídos mais pontos extras com base na média geral (somatória das três passadas). Assim, as competidoras que manterem a regularidade nas três passadas terão alguns pontos a mais que podem fazer toda a diferença na somatória geral.

 

TEMPORADA 2017/2018 TEVE RECORDE DE ETAPAS

Serão 26 competidoras disputando o título nacional nas categorias Feminino e Mirim. O ranking foi formulado com base nos resultados de 16 etapas em quatro estados diferentes, sendo, 11 etapas regulares, três etapas bônus e duas etapas especiais, realizadas em parceria com a ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha.

“Esta será a temporada com o maior número de etapas na história da ANTT e que só foi possível devido ao trabalho que nós realizamos nos últimos anos, merecendo a confiança dos organizadores, das competidoras, treinadores e familiares, que são o grande suporte do nosso campeonato,” disse a presidente.

Uma das novidades da atual temporada foi a inclusão do “descarte”, onde cada competidora tinha o direito de descartar seus cinco piores resultados ao longo do ano, incluindo etapas onde não participou. Desta forma, buscou-se trazer um maior equilíbrio na competição e mais oportunidades para competidoras que eventualmente não possam ir a todas as etapas, de terem chances reais de se classificarem para a Final Nacional.

 

CATEGORIA FEMININO – GOLD RACE

 

A Categoria Feminino é dividido em duas séries, sendo que na Gold Race, estarão as 10 mais bem pontuadas da temporada disputando o título nacional, que é o principal da ANTT e onde a campeã será premiada com um automóvel zero km. O cenário deste ano é muito semelhante ao do ano passado, quando Ana Carolina Cardozo, Fatiana Ferreira e Viviane Gratão chegaram a Final Nacional ocupando as três primeiras posições e com maiores chances de título. Juntas, as três venceram 10 das 16 etapas realizadas nesta temporada.

 

Na liderança durante toda a temporada, Ana Carolina Cardozo venceu cinco vezes e em outras seis etapas esteve no pódio, entre a segunda e a quinta colocação. Das 15 etapas que disputou, em apenas uma não terminou entre as 10 melhores e soma até o momento 1.030 pontos. A competidora de Araraquara-SP é a única das três principais favoritas que ainda não tem o título nacional da ANTT, o que deve tornar a disputa ainda muito mais emocionante durante a Final.

 

Com apenas 90 pontos de diferença em relação a líder, a tetracampeã Fatiana Ferreira venceu quatro etapas nesta temporada e ficou entre as 10 melhores em outras oito oportunidades. Recordista de títulos na história da ANTT, Fatiana busca seu quinto campeonato. Já a Campeã Nacional de 2017, Viviane Gratão, chega a decisão na terceira posição, com 130 pontos a menos que a líder. Este ano ela conquistou apenas uma vitória, mas foi constante em todas as etapas e subiu ao pódio oito vezes.

 

As classificadas para a Final Gold Race, são:

 

1 – Ana Carolina Cardozo, Araraquara-SP – 1.030 pontos

2 – Fatiana Ferreira, Guaíra-SP – 940 pontos

3 – Viviane Gratão, Catalão-GO – 900 pontos

4 – Rafaela Fortunato, Americana-SP – 710 pontos

5 – Ana Julia Lima, S.J. Rio Preto-SP – 590 pontos

6 – Gabriela Sávio, Brotas-SP – 510 pontos

7 – Kelly Caroline, Marília-SP – 495 pontos

8 – Ana Carolina Cyrino, Valinhos-SP – 480 pontos

9 – Kelly Calle, Palmeira-PR – 470 pontos

10 – Letícia do Valle, Pres. Prudente-SP – 420 pontos

 

CATEGORIA FEMININO – SILVER RACE

 

Reunindo as competidoras que terminaram oficialmente entre a 11ª e a 20ª posição no ranking, a Silver Race é mais equilibrada e todas as classificadas chegam a decisão com pontuações bem próximas, o que torna a competição totalmente imprevisível. Na primeira posição está a paulista Martha Helena Herweg, que teve três pódios na temporada e soma 405 pontos. Logo atrás, a paranaense Rafaela Slaviero chega a decisão somando 385 pontos, seguida da sul-mato-grossense Rosane Marquezim, com 350 pontos. A Silver Race terá ainda a campeã da ANTT Norte e Nordeste, Gessyca Moraes, que virá de Palmas-TO especialmente para Final. A competidora também está apta a concorrer ao título da Silver Race e tem chances reais de vitória.

 

As classificadas para a Final Silver Race, são:

 

1 – Martha Helena Herweg, Bauru-SP – 405 pontos

2 – Rafaela Slaviero, Curitiba-PR – 385 pontos

3 – Rosane Marquezim, Campo Grande-MS – 350 pontos

4 – Thais Munique, Votuporanga-SP – 340 pontos

5 – Brehna Bazanella, Americana-SP – 340 pontos

6 – Larissa Dollo, Americana-SP – 310 pontos

7 – Ellen Sayuri, Bastos-SP – 295 pontos

8 – Giovanna Morato, Sorocaba-SP – 295 pontos

9 – Caroline Monteiro, Tupã-SP – 280 pontos

10 – Isabel Benites, Campo Grande-MS – 250 pontos

11 – Gessyca Moraes, Palmas-TO – 130 pontos

(representante ANTT Norte e Nordeste)

 

CATEGORIA MIRIM

 

A Categoria Mirim reúne as novas estrelas da ANTT, com idade de até 12 anos. Nesta temporada, mais uma vez a disputa foi acirrada e as cinco melhores disputarão o título nacional da categoria. Igualando o recorde de oito vitórias em uma mesma temporada e também o de cinco vitórias consecutivas, Ellen Sayuri chega a decisão como líder do ranking e grande favorita. Ellen subiu ao pódio em todas as 14 etapas que participou, tendo além das oito vitórias, mais quatro segundos lugares.

 

As outras duas únicas competidoras a vencer etapas nesta temporada foram Maria Eduarda Cardozo e Stephanie Rodrigues, que disputam o título ponto a ponto com a líder. Maria Eduarda conquistou quatro vitórias e foi ao pódio em outras nove etapas, chegando a decisão na segunda posição, com uma diferença de apenas 90 pontos para a líder. Também com quatro vitórias, Stephanie fará sua primeira Final Nacional pela ANTT, chegando a decisão em terceiro lugar após subir ao pódio nove vezes durante a temporada.

 

As classificadas para a Final Mirim, são:

 

1 – Ellen Sayuri, Bastos-SP – 710 pontos

2 – Maria Eduarda Cardozo, Araraquara-SP – 620 pontos

3 – Stephanie Rodrigues, Arthur Nogueira-SP – 600 pontos

4 – Eduarda Peres, Potirendaba-SP – 500 pontos

5 – Laura Calle, Palmeira-PR – 240 pontos

 

Texto: Agência PrimeComm | Fotos: Rodolfo Lesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *